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domingo, 30 de outubro de 2011

Alunos fazem apresentação de história



Os alunos do 5º 01 da E.M.E.F. fizeram uma contação de história em forma de teatro de bonecos.
Depois de longos ensaios e muita preparação a peça "Juruá vira gente" estreou.
A peça é uma adaptação de um trecho do livro "As fabulosas fábulas de Iauaretê Mirim" de Kaká Werá Jecupé.
No primeiro semestre foram feitos vários estudos sobre a cultura indígena, inclusive sua literatura.
O desafio de retratar os estudos feitos através de uma encenação, foi vencido.
Parabéns para todos.

Projeto "Marias e Fulaninhos"

Os alunos do 5ºano da E.M.E.F. Ribeirão Cavalo estão participando do Projeto "Marias e Fulaninhos - Troque uma Realidade por uma Poesia".
O projeto foi elaborado a partir do livro "Marias e Fulaninhos" da escritora Ângela Escudeiro e foi aprovado pelo Edital Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul em 2010 a partir da proposição Rosângela Fátima Herzog.
O projeto objetiva discutir com as crianças o Estatuto da Criança e do Adolescente e abordar pelo teatro, pela literatura, por dinâmicas de grupo as violações dos direitos da criança e do adolescente.
As crianças devem elaborar uma poesia para, ao final do projeto, trocá-la pelo livro "Marias e Fulaninhos".
No período de realização do Projeto a turma recebeu vário alunos novos. Por isso os alunos estavam em etapas diferentes do trabalho.
Depois de escrever e corrigir seu trabalho os alunos estão digitando suas poesias no ATE da escola.

Alunos no ATE.

O registro fotográfico também foi feito pelos alunos.

Os alunos trabalharam de dois em dois.
Algumas alunas ajudaram como monitoras.


Alguns trabalhos foram feitos em dupla.
 Apesar da densidade do tema, e da dificuldade do gênero poesia quanto a sua composição, os alunos tem mostrado grande motivação no desenvolvimento das atividades.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nesta Rua




Nesta Rua é uma síntese dos estudos realizados no primeiro semestre com os alunos do 3º ano, motivados pelos efeitos da enxurrada do início do ano.
As atividades abrangeram elementos curriculares das disciplinas de Português, História, Geografia, Ciências, Artes e os Projetos "Se esta rua fosse minha" e "Arte com leitura, isso é Cultura"
A encenação reúne atores (alunos), elementos cênicos (construídos com os alunos) e um áudio editado a partir de gravações de voz, ruídos e músicas.
Tem a intenção de abordar a História criticamente, sem esquecer a esperança.

domingo, 26 de junho de 2011

Curso sobre Tecnologias na Educação

Estou participando no NTM de Jaraguá do Sul, do curso"Tecnologias na Eduacação: ensinando e aprendendo com as TIC".
Uma das discussões do curso se dá em torno do embate teórico entre a escrita linear e o hipertexto.
Enquanto a elaboração da escrita, em qualquer um dos seus gêneros ou meios, tende a ser mais objetiva e precisa, a leitura permite ao seu autor a subjetividade e até a divagação.
Tanto para a leitura do texto linear quanto para a exploração do hipertexto, um dos fatores fundamentais parece ser o pré-texto (a habilidade na leitura, conhecimentos, motivações, domínio do recurso e da linguagem...) do leitor.
Além desses aspectos cada indivíduo desenvolve um “método” particular de leitura. Para ler um livro, cada leitor elabora seu ritual: uns seguem metodicamente os passos do escritor, outros buscam notas, títulos, referências e alguns leem primeiro o final.
Seja qual for o ritual, creio que a medida que a leitura avança, o leitor vai estabelecendo “links” com o que já foi lido, com significados, inferências, fantasias, lembranças, com seu pré-texto. De outra maneira não haveria compreensão.
E se de alguma forma os produtores de livros foram “ameaçados” pelo hipertexto, parece-me que o resultado foi muito positivo. A cada momento encontramos publicações com novas maneiras de
de elaborar a página de um livro; muitas vezes inspiradas no conceito do hipertexto. Ou não?
Do outro lado, o mundo digital oferece a cada dia novas ferramentas de democratização do acesso e da produção intelectual.
O leitor é cada vez mais cobrado no que diz respeito à agilidade na obtenção da informação, na habilidade de filtrar, na capacidade de elaborar e ampliar seu hipertexto individual.
O desafio da escola é capacitar o aluno para esse processo. Fácil!
Sucesso à professora Leila e a meus colegas de curso!!!

domingo, 19 de junho de 2011

Caminhada ao Córrego do Braço Ribeirão Cavalo

Em janeiro de 2011, os Bairros Ribeirão Cavalo e Braço do Ribeirão Cavalo, entre outros no Vale do Itapocu, foram atingidos por uma grande enxurrada.
No retorno às aulas as crianças estavam bastante assustadas e inseguras. Além da recuperação emocional fizemos estudos sobre as causas da enxurrada.
Uma das atividades desenvolvidas foi uma caminhada de estudos para visualizar a situação dos ribeirões da comunidade localizada em área de Mata Atlântica.
Professor e alunos do 3º ano vespertino
Córrego do Braço do Ribeirão Cavalo

Toda área plana foi inundada pela enchente

As crianças puderam visualizar que o tratamento inadequado dado ao rio contribuiu para potencializar os estragos da enxurrada.



terça-feira, 31 de maio de 2011

... e depois me diga! (2)

            A menina sorridente fala para o professor:
-         Sabia que minha mãe é uma mulher de sorte?
-         Ah, é?
-    É verdade professor!
-         Por quê?
-   Sabia que ela achou uma bolsa cheia de maquiagem, no shopping?
-         E daí, o que ela fez?
-         Trouxe pra casa, ué!
-         Isso é bom?
-         Claro, agora eu tenho maquiagem, hehehhehe!
-         Ela não devolveu?
-         Ué, achado não é roubado, quem perdeu é relaxado!