Powered By Blogger

sábado, 4 de agosto de 2012

.... Grandes histórias na FETAE

             O Projeto "Pequenos objetos, grandes histórias" está na  FETAE - Feira de Tecnologias Aplicadas à Educação da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul que acontece dias 14 e 15 de agosto na Católica de Santa Catarina.

A partir de questionamentos como Quem faz a História? Como se faz a História? Quem escreve a História? Como os arqueólogos sabem como viveram os povos antigos? os alunos foram levados a pensar sobre o processo de construção e registro da História.

Os alunos foram convidados a revisitar seu baú particular e escolher um objeto que fizesse parte de seu passado  registrando as histórias relacionadas a ele. Os alunos deveriam redigir um texto ( poderia ser literário, narrativo , descritivo...) que seria exposto juntamente com o objeto.

Os textos apresentados pelos alunos, mesmo depois de serem passados a limpo, não ficaram bons esteticamente.

Então, o trabalho foi escolhido pra trabalhar digitação, edição e arquivo de documentos no computador além de fazer uma apresentação adequada das histórias.

O trabalho foi bastante demorado devido  às dificuldades de digitação  e
correção dos textos (para o qual , além dos monitores, a ajuda da supervisora Andrea foi necessária) além do reduzido conhecimento em informática por parte dos alunos.

Os alunos bateram fotos (cada um com seu objeto) e fizemos uma gravação de áudio no qual cada aluno deveria caracterizar, em uma frase, o seu trabalho.

Os textos foram apresentados de três formas:

              1- o texto digitado acompanhou o objeto na socialização do trabalho no corredor ao lado da sala;

              2 - para arquivo no caderno foi inserida a foto ou outra ilustração;

                       3 - para apresentação digital, foi excluído o cabeçalho.

Com as fotos e o áudio gravado foram elaborados dois vídeos: uma para cada turma.

Percebem-se evoluções significativas em três aspectos: no uso do computador, na valorização da história pessoal e no compromisso na participação das atividades.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Assisti sua apresentação hoje e vim ser sua seguidora no blog. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Certamente seus alunos também gostaram de trabalhar assim.
    Veja meu blog e seja seguidor também...
    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir